Um problema de saúde comum em bebês é o refluxo. Normalmente, pode ser apenas uma situação esporádica, mas, em algumas situações, é necessário fazer um tratamento para que o bebê consiga ter uma qualidade de vida melhor.
Além de vômitos constantes, a criança com sono agitado, dificuldade para mamar em conjunto com choro e irritação, rouquidão, dificuldade para ganhar peso e até inflamação no ouvido pode estar dando sinais de refluxo.
O primeiro a se fazer é a mudança de hábitos. 5 minutos é tempo mais que suficiente para uma criança mamar. Depois disso, levante-a, coloque com a cabeça em cima do seu ombro e dê tapinhas bem leves nas costas para que ela arrote por uns 30 segundos. Agora deixe a criança quieta, sem balançar, deitada de lado ou sentada e espere para ver se ela vai golfar ou não.
Caso ela não golfe, é sinal de que o problema do refluxo era apenas os hábitos equivocados, mas se ela vomitar, passar mal, ficar irritada, pode ser um problema estomacal, aí o melhor é levar ao médico, fazer os exames e iniciar o tratamento.